Vacas usam equipamento de realidade virtual (VR) para pensarem que estão no exterior

As vacas também são afectadas pelo mau tempo que se faz sentir no inverno, por isso, numa tentativa de as fazer pensar que estão em locais mais quentes, um agricultor equipou o seu gado com óculos de realidade virtual (VR) para as ludibriar nesse sentido.

 

Izzet Kocak, um agricultor oriundo de Aksaray, na Turquia, teve de trazer as suas vacas para dentro durante o inverno, mas ainda quer que elas pensem que estão lá fora a desfrutar dos pastos ensolarados e da erva verde.

A sua solução? Simples, equipar gado com óculos de realidade virtual para fazê-las pensar que estão de facto a desfrutar de alguns campos verdejantes ao sol.

De acordo com o que reportou o Sun, Kocak experimentou o equipamento em dois dos seus animais depois de um estudo ter sugerido que cenários agradáveis fazem as vacas mais felizes, o que por sua vez as leva a produzir mais leite.

Aparentemente, o estudo estava mesmo correcto, uma vez que a produção aumentou de 22 litros para 27 litros por dia.

Izzet não tem quaisquer conservadorismos quando se trata de experimentar métodos invulgares para tornar os seus animais mais felizes e mais produtivos. Ele costumava tocar aos seus 180 animais música clássica com o intuito de melhorar o seu humor, e aparentemente está tão satisfeito com os conjuntos VR que planeia comprar mais dez.

Ele disse: “Elas estão a observar um pasto verde e isso dá-lhes um impulso emocional. Elas estão menos stressadas”.

Entretanto, as imagens das vacas com o conjunto de VR colocado tornaram-se virais, sendo que algumas pessoas nas redes sociais fizeram até paralelos com os filmes The Matrix, onde a humanidade vive numa simulação enquanto que uma máquina utiliza os seus corpos como fontes de energia.

O que dizer?