Vídeo impressionante mostra Londres a cores durante a Segunda Guerra Mundial

Um dos acontecimentos mais chocantes da história da humanidade foi a Segunda Guerra Mundial, pois testemunhámos as atrocidades de que o homem é capaz, tais como a destruição de cidades inteiras. Embora houvesse muitos países a sofrer devastação com os bombardeamentos, Inglaterra foi um dos principais.

 

É bem dito que devemos conhecer a nossa história para não a repetirmos. E é por isso que o trabalho que vamos mostrar-vos aqui é tão importante, porque as imagens daquela época foram restauradas para nos mostrar como era esta cidade. Para além disso, acrescentaram-lhes cor, o que representa sem dúvida um verdadeiro tesouro cheio de nostalgia.

O canal Rick888888888888 na Holanda é especializado na restauração de vídeos antigos. Embora a passagem do tempo tenha algumas falhas, representa certamente uma excelente forma de percorrer a bela cidade durante um período muito complicado para toda a humanidade, uma vez que mais tarde receberia o bombardeamento do exército alemão.

O canal em questão dá a seguinte informação:

“As várias cenas foram estabilizadas em movimento, ligeiramente corrigidas em velocidade, melhoradas e coloridas por sofisticado software de Inteligência Artificial.

O filme mostra cenas notáveis de danos causados por bombas, imagens de grande plano de balões de bombardeamento, posições de armas antiaéreas, trânsito em Trafalgar Square, Piccadilly Circus, desfiles militares em frente ao Palácio de Buckingham, belas cenas do Tamisa durante o dia e ao anoitecer, Waterloo Station e muito mais”.

As imagens foram obtidas principalmente dos arquivos Prelinger e são de períodos diferentes, como os de 1943 que mostram algumas áreas bombardeadas e outros de 1930, antes da guerra.

O toque da cor dá-lhe muito mais actualidade e faz-nos sentir aquela Londres que tem sido modificada ao longo dos anos e também nos lembra como uma guerra é sempre terrível.