Vídeo viral de um menino da Nigéria a dançar descalço faz com que ele ganhe uma bolsa de estudos

 

Um vídeo de um menino de 11 anos de Ojo, no estado de Lagos na Nigéria, tornou-se viral ao ponto de chamar a atenção de celebridades como a Viola Davis. Graças a isso, a diretora artística do American Ballet Theatre, Cynthia Harvey, decidiu procurá-lo.

Anthony Mmesoma Madu mostrou os seus movimentos graciosos descalço no chão de cimento, enquanto chovia. Apesar disso, fez piruetas, saltos, e terminou cada movimento na perfeição.

O seu interesse pelo ballet começou depois de ver a “Barbie e as doze princesas bailarinas”.

“Quando estava a ver o filme, disse à minha mãe que queria fazer ballet”, disse Anthony.

Ele conheceu Daniel Ajala Owoseni, fundador da Leap of Dance Academy, quando ele e a sua mãe se realojaram em Ojo.

Owoseni encorajou a mãe de Anthony, Ifeoma Madu, a inscrever o menino no ballet quando ele descobriu que a sua paixão era dançar.

Anthony pratica ballet na Leap of Dance Academy com mais 11 estudantes.

De acordo com Anthony, ainda há muito pessoas que acham que ele não devia dançar.

“Onde eu vivo não há homens que dançam ballet, como eu. Quando as pessoas vêm ballet acham que é só para raparigas, não sabem que não é só para raparigas.”, disse Anthony ao BBC.

“Quando estou a dançar, sinto-me como se estivesse a sonhar.”

“O Anthony é um estudante muito dedicado. Desde o primeiro dia que sempre foi muito consciente. Estamos a tentar mudar o estereótipo sobre dançar ballet. Rapazes também podem fazer ballet”, disse o seu instrutor à People.

Ele treina 6 dias por semana durante, pelo menos, 5 horas por dia.

 

O seu instrutor, Owoseni, foi censurado por estar a ensinar ballet, por acharem que é apenas para raparigas.

“Há esta percepção de que não é uma dança africana. Ser um dançarino ainda é pior, por acharam que não é uma dança para rapazes”, disse.

Ainda assim, Owoseni continua a dar aulas grátis aos seus estudantes no seu apartamento.

Sem ter um estúdio real, ele afasta os móveis e espalha lençóis pelo chão.

“As nossas crianças às vezes treinam descalças, diretamente no chão, que não está feito para dançarinos. Mas seguimos em frente para não continuarmos a chorar por coisas que não temos.”, diz Owoseni.

Ele filmou o Anthony durante uma das suas sessões e o vídeo tornou-se viral.

Vencedora de um Óscar, um Emmy Award e dois Tony Awards, a atora Viola Davis reparou no talento de Anthony. Na publicação do Twitter escreveu: “Lembra-me da beleza do meu povo. Nós criamos, voamos, podemos imaginar, libertamos paixão e amor … apesar dos obstáculos brutais que se colocam à nossa frente! Podemos voar!!! ”

Cynthia Harvey, diretora artística da American Ballet Theatre Jacqueline Kennedy Onassis School of Dance em Nova Iorque, também ficou fascinada com as habilidades do rapaz.

Uma amiga do Reino Unido mandou-lhe o vídeo e ela tentou imediatamente encontrar o rapaz. Quando finalmente conseguiu, ofereceu-lhe uma bolsa de estudos.

“Naquele vídeo, vi um menino que era um exemplo perfeito da força que alguém pode ter quando tem amor e um sonho. Foi imediatamente óbvia a determinação ele tinha”, disse.

Anthony ficou feliz quando o vídeo se tornou viral e disse: “Fiquei surpreendido porque nem me passou pela cabeça que se tornasse viral. A melhor parte de ser reconhecido foi o grande prémio de ir para os Estados Unidos porque muitas pessoas não têm essa oportunidade, mas graças a Deus eu tenho.”

Vê o vídeo sobre este dançarino incrível: